Destaques Matérias

Por que (quase) ninguém está gostando de Ninninger?

10:56:00Redação


Uma passada rápida (ou nem tanto assim) pelos muitos grupos de facebook sobre tokusatsus nos mostram que parece haver uma reprovação generalizada (ou quase) sobre o atual Sentai em exibição no Japão.

Por Charles William Kruger

Como assim? Eu tô gostando da série?, talvez um de vocês diga, indignado. Bem, você é uma exceção. Vamos voltar a falar sobre a opinião da maioria.

Os personagens de Ninninger pecam pela falta de carisma. Sim, as meninas são lindas, mas isso não parece bastar. Não é apenas a questão já muito discutida sobre a infantilização excessiva dos esquadrões coloridos. É realmente os personagens serem chatos.

O Red, por exemplo, é tipo aquele colega de escola que só diz idiotices e do qual você faz questão de sentar longe. Os desnecessários e excessivos "Easy" do Blue não acrescentam nada à série. O Yellow parece estar ali realmente apenas para fazer número. Star Ninger chega a ser constrangedor de tão sem graça, lembrando muito aqueles VJ’s apatetados da MTV nos anos 90.

Mesmo que você discorde do exposto no parágrafo acima, vai concordar que já tivemos personagens melhores e menos irritantes.

Yakumo (Blue) e Takaharu (Red) - Foto: Reprodução internet

No que tange ao roteiro, as coisas não melhoram muito. Os episódios que se salvam são poucos, e, em sua maioria, os focados nas meninas do grupo. E a epítome disso foi o episódio com a aparição do Hurricane Red e do Ninja Red. Sem grandes emoções, pareceu ser apenas um pretexto para que os Ninninger recebessem novos Shurikens.

Por falar em aparições, recebemos a notícia de que o saudoso Jiraiya vai dar as caras na série. Entre os muitos comentários sem sentido que encontramos entre os fãs passionais, já há quem diga que isso é uma tentativa de salvar a série da baixa audiência.

Não, crianças. Não é.

Um Sentai sobre ninjas abre um leque de possibilidades de aparições de heróis anteriores ligados ao tema. Algo, obviamente, já planejado desde o começo – não uma estratégia para salvar a série de sua própria falta de qualidade. Ou seja, já vemos a Toei dando os primeiros passos para a comemoração do 40º Sentai ano que vem. Um fanservice hoje, outro amanhã, e logo estaremos no clima para o esquadrão do ano que vem.

Por falar nisso, o que esperar do Sentai do ano que vem? Baseado nos problemas que encontramos em Ninninger, o que nos aguarda no 40º Sentai?

É difícil dizer (e nem pretendo. O assunto de hoje ainda é Ninninger. Releia o título em caso de dúvidas). O tema ninja permite que os heróis estejam sendo visitados por muitos heróis antigos, então, com certeza, algo assim será feito na sequência.

O que esperar da segunda metade de Ninninger?

Evolução. Se não dos personagens, pelo menos do roteiro. É comum nos Sentais que as coisas melhores quando um esquadrão colorido se aproxima do fim. Os vilões vão ter que se mostrar mais interessantes, mais desenvolvidos – é inevitável. No mínimo, mais incisivos em seus ataques.
E a aparição do Jiraiya será uma boa chance para os roteiristas mostrarem isso. Mais do que vir para entregar novos Shurikens aos heróis, ou simplesmente fazer um fanservice, ou qualquer coisa do gênero, eu espero que o sucessor de Togakure tenha uma participação interessante em arco bem construído. Percebam que não estou pedindo muito.

Note também que tudo que foi mencionado acima é um reflexo das opiniões colhidas entre fãs brasileiros. Não faço ideia do que as crianças nipônicas estão achando. Nunca é fácil entendê-las na verdade. O sensacional Go-Busters não emplacou por lá, então espere os gostos mais malucos dos pequenos japinhas.

Quem irá salvar os Ninninger? - Foto: Reprodução Toei

O saldo final é que a baixa qualidade de Ninninger (ao menos até agora) é realmente uma pena. O tema ninja oferece uma gama de possibilidades interessantes no que diz respeito a roteiro. A presença de heróis de séries anteriores é algo também com potencial imenso e que merece ser melhor aproveitado. Sobretudo, se Ninninger fosse empolgante (ou vier a se tornar em seu final; ainda dá tempo), seria excelente para já entrarmos no clima do Sentai comemorativo do ano que vem. É assustador pensar que a festa de 40 anos da franquia dos heróis coloridos possa ser estragada por algo de nível baixo.

Mas ainda dá tempo de salvar Ninninger. Vamos, roteiristas! Façam como nossos heróis e lutem até o fim. Tenho certeza que vocês podem fazer algo melhor. A menos que o público infantil japonês ache que está bom assim. Neste caso, já eras...

Você também pode gostar

13 comentários

  1. Na verdade Charles e que a serie do Go Buster implacou em termos de audiência mas a venda que foi fraca

    ResponderExcluir
  2. Sei lá eu sinceramente faz ao menos um mês que não assisto a série e por mais que eu não aceite ela é a que menos gostei, pra mim tava indo bem até o episódio 12 mas depois de um tempo parece que nem eu queria assistir mais, mas é como você escreveu ainda dá tempo o jeito é trabalhar

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, gosto da série. Pra descontrair e assistir (caso não tenha na melhor pra fazer) é um prato cheio. Tem cenas bem engraçadas e a rosa torna a série incrível, quem assiste, sabe. Acredito que a historia vai melhorar em seus erros, que é o fato do roteiro andar muito devagar. Aproximando-se do fim, mutas lutas boas irão acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a série tenha melhorado de uns tempos pra cá, mas ainda assim não está lá aquelas coisas. O Vô deles começou a série bem, mas de uns episódios pra cá não fez nada de interessante. O arco dos três Western Yokai foi completamente jogado NO LIXO (StarNinger teve a história dele revelada tão as pressas que foi triste de ver). A competição para ver quem será o Last Ninja já foi esquecida. E os vilões...bem, nada demais. Simplesmente pararam em termos de evolução. E olha que Izayoi Kyuuemon tem um potencial imenso e uma história animal para ser desenvolvida.

    Mas na minha humilde opinião, o pior ponto da série até agora é o Chouzetsu Akaninger. Por que? Porque ele simplesmente INUTILIZA todo o resto da equipe! O espirito de equipe deles é inexistente. Não é como em Kyoryuger que apesar de termos o KyoryuRed Carnival o resto da equipe se mostrava a altura e útil. Em Ninninger o resto do time só ta lá, de boas, fazendo número...

    Ainda tenho esperanças que a série melhore. Mas não dá pra negar que o hype da série sumiu mais rápido que a DekaGold no filme de Dekaranger.

    ResponderExcluir
  5. Quase ninguém está gostando da série porque ela é ruim, e ao ponto de vista mundial, esse negócio de Samurai é cultura japonesa. Simples assim...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostonda série mais admito que ainda deixa a desejar, não gosto do star ninja, para min a série ficaria melhor sem ele, mais acho que ainda é assistivel, não se compara a outros sentais(minha humilde opinião)

    ResponderExcluir
  8. Gente a toei esta perdendo a mão a muito tempo. Vejam o novo dragon ball, o novo CDZ SOG, cara estão gastando pouco e querendo lucrar muito, contratam uma equipe fraca de roteiro e animação e querem retornos astronômicos de $$$$.
    Além do mais, não sei se no japão é moda mas para o ocidente é complicado aceitar heróis cada vez mais raquíticos e afeminados, pow se vcs forem ver o azul do ninninjer, o kamen rider ghost, pow tá difícil, roupas escrotas, além da infantilização excessiva. No KM Drive por exemplo, no início estava bom, depois entrou o kamen rider mach e infantilizou o bagui até os 10 episódios finais, que o roteiro se achou e a história finalizou muito bem. mas repito a TOEI está perdendo a mão, só quer saber de lucrar sem investir para isso.

    ResponderExcluir
  9. Tenho 32 anos e acompanhava os sentais que passavam no Brasil nos anos 80/90, como Changeman e Flashman. No ano passado, comecei a assistir Gokaiger e Shinkenger com minha filha de 05 anos. Ambos adoramos o que vimos, ela virou fã, comprou fantasia, enfim. Ao tentar assistir Ninninger, não conseguimos passar do terceiro episódio, nem ela gostou. Ela é superfã das gokai e shinker rosas e amarelas e não teve qualquer empatia pelas garotas ninjas. Percebe que a infantilização extrema dos sentais não é algo que só eu senti, mas pergunto aqui aos especialistas: porque os sentais de antigamente eram compostos por adultos e jovens adultos, e agora é composto quase que totalmente por adolescentes? As crianças de antes não se importavam em ver herois adultos e as de agora fazem questão de se identificarem com os personagens em nível de perfil e não mais de comportamento?

    ResponderExcluir
  10. Faltam personagens como Gai/Black Condor(Jetman), Marvelous/Gokai red (Gokaiger) ou mesmo Abare Killer(Abarenger) . Os tipicos ant-herois.

    ResponderExcluir
  11. Eu até gostei bastante dos uniformes,e os Zords dão pro gasto só que tipo...meio que concordo com você, Ninniger tá bem fracinho pelo menos por enquanto. Mais irei assitir mais eps (se eu conseguir)e vê se da pra da uma canche pra Ninniger por que que tá difícil.Na boa

    ResponderExcluir