Destaques Matérias

Super Sentai | Os Erros e os acertos da Toei ao longo dos anos

19:35:00Redação


A cada vez mais próxima vinda do sentai comemorativo de 40 anos me fez refletir um pouco sobre os erros e acertos da Toei ao longo dessas quatro décadas. Então, pensei em usar este espaço para listar algumas características entre os Sentais que eu não quero no próximo esquadrão, e alguns elementos que me agradaram no passado e que eu gostaria de volta.

Por Charles William Kruger

Parece-me uma boa forma de falar sobre minhas expectativas para o Sentai vindouro. Não custa lembrar, por mais óbvio que seja, que tudo aqui reflete a MINHA opinião, com a qual você pode ou não concordar. Hoje, falarei sobre erros da Toei ao longo dos anos que gostaria que ela NÃO repetisse. Vamos lá:

Power up só para o Red

Vimos isso em alguns Sentais recentes, e eu realmente não entendi. Os power ups não existem justamente para haver mais figures à venda? Por que só para um dos heróis então?

Mesmo em casos em que o power up pode ser “transferido” para outro membro, me parece que seria muito mais interessante que a equipe inteira tivesse esse recurso. Não é à toa que Dekaranger e Goseiger estão entre meus favoritos: quando a coisa ficava difícil, eles tinham a opção de invocar esse poder maior.

Não gostaria que o Red do próximo Sentai tivesse só ele um power up. Aliás, outra coisa que eu não quero é...

Esse Powerup é só meu e eu não divido - Foto: Reprodução internet

Destaque excessivo para o Red

É inevitável que, em um Sentai, alguns personagens tenham mais destaque eu outros. Mas é muito triste que alguns bons heróis não brilhem tanto quanto poderiam porque são ofuscados por outros – e é ainda mais desagradável quando o Red é super valorizado.

Alguns dos melhores Reds se destacam por serem excelentes personagens, sem precisar que o roteiro foque neles (o Bouken Red é um bom exemplo). No outro extremo, temos o Toq #1, que é um bom personagem, mas que recebeu um destaque desproporcional (enquanto o Toq #4, com muito mais potencial, foi pouco explorado).

Mechas horrorosos

Os mechas parecem ter deixado de ser robôs de formato humanoide e se tornaram aglomerados desproporcionais de peças/veículos/animais/robôs menores.

Comprem os nossos brinquedos! - Foto: Reprodução internet

Entrando na questão de roteiro, também lamento a forma como as múltiplas possibilidades de Gattai são mal exploradas. E muitas vezes, a trama que gera o novo mecha também não é a ideal.

Mas nada é pior que os mechas de Toqger e Ninninger. Sei que a Toei e a Bandai quer vender brinquedos (e, inclusive, eu quero comprá-los), mas precisam caprichar um pouco mais.

Bem mais.

Sem uniformes, continuamos grandes lutadores! - Foto: Reprodução internet

Poucas cenas de ação com os personagens destransformados

A coisa mais épica da franquia, para mim, foi ver os Dairangers, destransformados e ensanguentados, fazendo seu roll call. Sinto falta disso.

Tivemos em Toqger um episódio em que o Toq #1 e o 4# lutam bastante sem estarem transformados. Foi bastante interessante. Mas foi apenas UM episódio (em uma série com 47). Isso faz falta para mim, pois acho que seria um elemento que tornaria mais emocionante as cenas de ação.

Daqui a alguns dias, eu retorno com os ACERTOS da Toei ao longo dos anos – e com os elementos que eu gostaria de ver de novo no vindouro Sentai comemorativo.

Até lá.

Você também pode gostar

22 comentários

  1. Concordo com 30% disso tudo aí.
    Mas sim, o mix de acertos e erros é o que dá o feedback para melhorarem nos próximos anos... ou pelo menos deveria ser assim.
    Aguardando a matéria com os acertos agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que a matéria até foi light. Para mim, os novos sentais são péssimos. Os atores são moleques, sem características marcantes e sem expressão. Não há drama, nem clímax. Além disso, outro grande pecado são os vilões, que mereciam um capítulo a parte na matéria. Os melhores sentais foram aqueles que tiveram bons vilões.

      Excluir
  2. Excelente matéria Charles, concordo contigo em gênero, número e grau. Se comparamos apesarem de serem para públicos-alvo diferentes, os Kamen Riders estão dando um lavada em termos de conteúdo de qualidade e acertos(pois lá existem muitos erros nas séries). A esperança é que Jyuoger mude está história e traga novos ares para a franquia tal como Gokaiger fez, e muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Venho reclamando há anos da falta de ação com eles em forma civil. Até pra se jogar no chão a coisa tá tipo "oh, cai" tá sem veracidade. Nem se sujam mais. Tudo muito robótico.
    Acho que há excesso de efeitos (que na minha opinião) só pioram. Usam pra tudo, até pra se quebrar uma janela.
    Pra não dizer que só critico, a qualidade da indumentaria, tanto dos heróis quanto dos vilões estão ficando cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  4. e verdade tanto rider quanto sentai estão precisando de cenas sem estarem transformados

    ResponderExcluir
  5. Acho que nesse conglomerado de mechas, os de Gosaiger e Go Onger ganha de Toqger....

    ResponderExcluir
  6. Acho que nesse conglomerado de mechas, os de Gosaiger e Go Onger ganha de Toqger....

    ResponderExcluir
  7. " Power up só para o Red"

    O unico que escapou desse tabu dos atuais pós Gokaiger ,seriam os Gobusters

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa q eu sinto falta,(além dos roteiros mais elaborados) é a presença de vilãs bonitas e boas de briga,como por exemplo,a Fuumin de Maskman!!

    ResponderExcluir
  9. acho que a toei esta precisando fazer os herois das antigas voltarem em um seriado proprio exemplo jiban
    (jiban retorns) e vilãs gostosas que saibam enfiar a porrada nos herois. imagine o encontro de winspector com jiban. ou jaspion retornando isso seria o maximo


    ResponderExcluir
  10. Verdade, cara o Red sempre é a estrela fica enjoativo até e os mechas de ToQger são horríveis os piores ate hoje , na minha opinião . Nem comento Ninninger . Espero que 2016 seja muito bom porque esse ultimo sentai me decepcionou muito.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com a questão do enfoque exagerado nos reds e acho que deveriam focar mais nas meninas também, seria super legal um sentai com duas garotas com atitude, não aquele velho padrão da frágil e sua irmã mais velha. Direitos iguais pessoal! Seria muito melhor o power up pra todo mundo também! Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com a questão do enfoque exagerado nos reds e acho que deveriam focar mais nas meninas também, seria super legal um sentai com duas garotas com atitude, não aquele velho padrão da frágil e sua irmã mais velha. Direitos iguais pessoal! Seria muito melhor o power up pra todo mundo também! Ótimo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nininjer tem tido capítulso mais focado na fuuka do que no red, bem provavel que ela vai acabar sendo a principal da história o.o

      Excluir
    2. Mas tô falando de independência feminina. No ninninger a Fuuka aparece, sim, mas não como uma guerreira forte e independente, mas sim, como a irmã caçula e indefesa. Acho que elas também devem dar na cara dos monstros e lutar mais, com mais recursos.

      Excluir
    3. Mas tô falando de independência feminina. No ninninger a Fuuka aparece, sim, mas não como uma guerreira forte e independente, mas sim, como a irmã caçula e indefesa. Acho que elas também devem dar na cara dos monstros e lutar mais, com mais recursos.

      Excluir
  13. O que acabou com os sentais foi a franquia americana dos Power Rangers. Os japoneses criam suas séries já pensando em facilitar para a adaptação norte-americana, que tradicionalmente é mais infantilizada segundo os valores morais do Tio Sam.
    Acontece que o que chamava atenção nos Sentais, e nas séries japoneses em geral, era a mistura entre drama e ação, momentos infantis (como monstros bizarros) e a superação na luta (o personagem todo machucado e tendo que se superar). Isso acabou. Os sentais estão infantis demais, com a audiência despencando, personagens sem carisma e vilões piores ainda.
    Dos recentes, em minha opinião, o último que vale a pena assistir é GoBusters. Antes, Dekaranger (bom exemplo de que se pode misturar clima leve e aventura).
    Isso, sem contar a trilha sonora; os temas dos sentais embalavam as lutas, grudavam que nem chiclete. Hoje, as músicas são horrendas, não invocam clima de luta ou ação. Como não cantar junto com a abertura de Dekaranger, Shinkenger, Jetman, GoGo V e outros?

    ResponderExcluir
  14. Os Kamen Riders estão iguais. Quem assistiu Kamen Rider Black, Ryuki, Kuuga e Faiz, e, agora, vê bizarrices como Drive e cia, tem vontade de chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo e concordo contigo... É assim: se os Sentais estão ruins por causa dos Rangers Americanos, por que os Riders estão tão inassistíveis?
      A TOEI nunca fez nada pensando na Saban, o que aconteceu com Gokaiger foi a maior prova de que a Saban não tem voz nenhuma em relação aos Sentais.. O que acontece com a TOEI é que eles ultimamente tem tentado tanto economizar que só tem feito porcaria, simples assim. Há cinco anos não temos um Sentai que preste, e são poucos os animes que prestam também...

      Excluir
  15. Cara, concordo com todos os "erros" que você colocou... Absolutamente com todos.

    ResponderExcluir
  16. Cara, concordo com todos os "erros" que você colocou... Absolutamente com todos.

    ResponderExcluir
  17. Precisamos de um sentai mais heróico e menos bobão.

    ResponderExcluir